A escola tem papel preponderante na formação de construção/elaboração/revisão de conhecimentos e valores, por contemplar todos esses processos, considerando que o objeto de seu tabalho é a formação humana, que além da apreensão dos conteúdos cognitivos, uma vez que envolve valores, comportamentos e atitudes.
A escola é o principal ambiente de aprendizagem organizada e sistemática que possilita a socialização e a apreensão dos conhecimentos acumulados ao longo da história da humanidade.
É na escola que a criança inicia seus contatos de socialização mais ampla, além da família, e aprender as regras de convivência, a forma de ser, de ver e entender o outro nas sua diferenças e estar no mundo.
Para que ela (escola) consiga desenvolver esse papel é importante estabelecer príncipios, valores e objetivos no PPP, de tal forma que desenvolva ações integradas no currículo escolar e nas ações fragmentadas, ou projetos isolados.
É imprescindível que a escola desenvolva uma cultura de respeito às pessoas, independentemente, das suas condições sociais, culturais, econômicas, culturais e de qualquer outra opção.
A democratização da sociedade exige necessariamente a informação, pois CONHECIMENTO É PODER, para que a pessoa possa situar-se no mundo, argumentar, reivindicare ampliar novos direitos.
A concepção de educação em direitos humanos explicita no Plano Nacional de Educção em Direitos Humanos - PNEDH:
Um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões:
- apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local;
- afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressam a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade;
- formação de consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e politico;
- desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e mateirais didáticos contextualizados;
- fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bom como da reparação das violações.
Texto de Mª Monteiro Silva. (Resumo)
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
CNPq.

Você sabe ou já ouviu falar sobre o CNPQ.
É o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
Com 60 anos de história o CNPQ é um inportante instrumento na aréa.
Você que é universitário ou que já se formou, no site do CNPQ tem a PLATAFORMA LATTES que éa experiiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.
Sua projeção atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa.
Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
Hoje em dia O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.
Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
domingo, 7 de agosto de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
Páscoa
A páscoa é um momento único da vida de uma pessoa.
É momento de reflexão, ovos de chocolate e de união.
As vezes não é se dada a devida importância para este momento. Leva-se uma vida tão corrida. Nós seres humanos temos muitas funções ao mesmo tempo.
Devemos lembrar nossos alunos que este momento é tão importante quanto apenas comer ovos de chocolate. è um momento em que devemos intenalizar e acima de tudo praticar a HUMANIDADE nem que seja um pouquinho.
Não podemos deixar que nossos alunos façam parte de uma sociedade que a cada dia é egoísta e violenta.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Bondade!

"Niguém nasce odiando outra pessoa
pela sua cor de pele,, ou por sua origem ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar,podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais, extinta".
(Bondade, Nelson Mandela)
Assinar:
Postagens (Atom)

